Início / Logística

O que é razão social MEI e é possível alterar?

Saiba para o que serve a razão social MEI e como você pode alterar o nome do seu negócio
O que é razão social MEI e é possível alterar?

Muitos Microempreendedores Individuais decidem abrir um CNPJ para regularizar o trabalho realizado de forma autônoma. Para isso, é necessário cadastrar diversas informações, como o capital social, atividade exercida, nome fantasia e razão social MEI.

Neste processo é comum que o empreendedor tenha algumas dúvidas. Afinal, surgem termos desconhecidos. Além disso, em algum momento pode surgir a necessidade de mudar o nome do negócio.

No texto a seguir, entenda o que é a razão social MEI, para o que serve e de que maneira você pode alterar o nome do microempreendimento.

O que é razão social MEI?

A razão social MEI é basicamente o nome jurídico do seu negócio registrado no governo. O termo também é chamado de denominação social ou firma empresarial, e é uma das principais informações sobre o microempreendimento, assim como o CNPJ e o endereço.

Há algumas regras para a escolha do nome da razão social, que podem variar de acordo com o regime em que a empresa é cadastrada.

Nas empresas cadastradas como Sociedade Simples Limitada, a razão social é composta pelo nome do empreendimento, o ramo da atividade e a natureza do negócio. 

Exemplo:

  • Coca-Cola Indústrias Ltda

No caso de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, a escolha do nome da razão social permite variações, desde que tenha o nome da Pessoa Física titular do CNPJ.

Exemplo:

  • Maria Serviços ME

Já o Microempreendedor Individual pode exercer 1 atividade individual e até 15 atividades secundárias, mas a razão social MEI deve ser obrigatoriamente composta pelos dados do titular do CNPJ, ou seja, o  nome completo e o CPF.

Exemplo:

  • João da Silva Santos 12345678910

Para o que serve a razão social MEI?

Legenda da foto: Para o que serve a razão social MEI? Créditos: Adobe Stock

A razão social MEI é importante por ser o nome do seu microempreendimento em contratos, escrituras, notas fiscais emitidas e demais documentos legais.

Por conta disso, uma das regras do regime de empresa MEI é que a razão social não pode ser alterada. Mas não se desespere, porque é possível alterar o nome fantasia.

Qual a diferença entre razão social MEI e nome fantasia?

Enquanto a razão social cumpre o papel de denominar a empresa nas partes mais burocráticas que envolvem o negócio, o nome fantasia  é usado comercialmente para divulgação e pode ser alterado a qualquer momento.

Esse também é o nome pelo qual os seus clientes e o público em geral vão conhecer o seu trabalho e não precisa ser igual à razão social MEI.

Geralmente, o nome fantasia é alterado por falhas de digitação, reposicionamento da empresa no mercado ou até para diferenciar o negócio de concorrentes.

Isso porque, no momento de cadastrar as informações para abrir o CNPJ, o Microempreendedor Individual pode ter dificuldade para escolher algum nome que represente o negócio da melhor forma. 

Um nome atrativo pode surgir depois de o negócio amadurecer. Enquanto isso, você pode usar um nome provisório ou até mesmo nenhum, já que não é obrigatório o MEI cadastrar um nome fantasia.

Como alterar o nome fantasia?

Legenda da foto: Como alterar o nome fantasia? Créditos: Adobe Stock

Antes de realizar qualquer mudança, lembre-se que o Microempreendedor Individual tem o dever de informar ao órgão arrecadador alterações no nome fantasia, endereço comercial e atividade comercial.

O primeiro passo para fazer a alteração no nome fantasia do MEI é ter em mãos o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual original.

O documento é necessário para comparar as informações, principalmente se no futuro você desejar se relacionar com alguma instituição bancária, que pode solicitar o certificado original de quando a empresa foi inscrita.

Feito isso, acesse o Portal do Empreendedor e siga as seguintes instruções:

  • Faça login com o seu CNPJ;
  • Clique em “Alterar dados”;
  • Vá no campo “Nome da empresa” e faça a alteração;
  • Finalize a mudança informando o código enviado para o número de celular cadastrado.

Após a conclusão, você terá acesso a um novo Certificado de Condição de Microempreendedor Individual com as informações atualizadas. Salve o documento e imprima.

Em seguida, acesse o site da Receita Federal para salvar o documento com a situação atual do seu CNPJ. 

É com esse registro que você vai comprovar a alteração junto ao órgão arrecadador, que deve ser o Departamento de Arrecadação e Tributos (DAT) da prefeitura da sua cidade ou a Secretaria da Fazenda do seu estado.

No Portal do Empreendedor também é possível alterar outros dados da empresa registrada como MEI. Veja:

  • Alteração do endereço entre municípios do mesmo estado ou entre estados;
  • Alteração do número de telefone;
  • Alteração do endereço de e-mail;
  • Alteração das atividades econômicas (principal e secundárias);
  • Alteração do capital social;
  • Alteração da forma de atuação.

Agora que você já sabe como alterar o nome do seu negócio, aproveite para conhecer também um guia de empreendedorismo digital para ajudar sua microempresa a se destacar na internet.

Apiki Wordpress
It's difficult to find examples of lorem ipsum in use before Letraset made it popular as a dummy text in the 1960s, although McClintock says he remembers coming across the lorem ipsum passage in a book of old metal type samples. So far he hasn't relocated where he once saw the passage, but the popularity of Cicero in the 15th century supports the theory that the filler text has been used for centuries
Compartilhar: