Diminuir gastos costuma ser uma preocupação frequente de qualquer empresa que queira deixar as finanças no azul e não ter problemas para manter o negócio em funcionamento. Uma das ferramentas para alcançar esse objetivo é reduzir custos logísticos.
Existem diferentes alternativas para essa redução, porém, é importante entender que a qualidade das entregas não pode cair por causa dessa tentativa de diminuição. Isso pode trazer prejuízos para clientes e, por consequência, impactar negativamente os resultados.
É possível reduzir custos logísticos em uma empresa e ainda manter a qualidade das entregas, sem contar que muitas alternativas ainda trazem outros ganhos além da diminuição de gastos.
Entenda mais sobre como encolher os custos da sua empresa, sem que isso signifique abrir mão de prazos competitivos ou da capacidade das entregas de seus produtos.
O custo logístico é a despesa relacionada ao transporte de insumos e mercadorias que fica sob responsabilidade de uma empresa.
Por exemplo: quando uma empresa compra matéria-prima para fazer produtos e paga o frete para a fabricante do insumo, esse valor é um custo logístico. Depois, existem os custos relacionados ao transporte, estoque e armazenagem da mercadoria.
Por fim, quando o produto sai para ser entregue até o destinatário final, esse é outro custo logístico com que uma empresa deve arcar. Mesmo que a pessoa que comprou a mercadoria pague frete, a empresa tem gastos para iniciar o processo de entrega.
Entre alguns custos logísticos de transporte, estão:
Eventuais perdas ou danos em produtos que causam prejuízos.
Tudo isso impacta a rentabilidade da empresa, pois quanto mais gastos ela tem para manter sua operação logística, menor tende a ser o lucro. Afinal, mesmo que o faturamento seja alto, caso os gastos sejam iguais ou maiores aos rendimentos, o negócio dificilmente conseguirá manter as finanças em dia.
Por isso, equilibrar os custos operacionais é uma alternativa para reduzir os gastos gerais da empresa e, com isso, conseguir lucrar e aumentar a diferença entre ganhos e despesas.
Usar uma caixa maior do que o necessário significa pagar mais por uma embalagem que poderia ser menor e, portanto, mais barata. Esse é um exemplo de uso incorreto e custoso de uma embalagem que pode ser evitado. Por isso, procure por embalagens apropriadas para o tamanho e material de seus produtos. Isso não significa utilizar materiais de baixa qualidade, mas sim optar por embalagens que sejam adequadas para as mercadorias em relação a tamanho, proteção e experiência dos clientes.
Por meio de uma malha logística ampla e regionalizada, e tecnologia que te conecta de ponta a ponta, a Loggi possibilita que você tenha acesso a entregas ágeis e com menor custo.
Quer se conectar com todo o Brasil?