Início / E-commerce

Plataformas de e-commerce: conheça as principais

As ferramentas de e-commerce são aliadas de quem tem loja virtual e contam com diversas funções
Plataformas de e-commerce: conheça as principais

Quem tem loja virtual e quer aproveitar as oportunidades de vendas do comércio eletrônico precisa ficar por dentro das possibilidades e ferramentas das plataformas de e-commerce, que são aliadas para a propagação da marca na hora de alcançar mais clientes.

Sessões

Os recursos oferecidos por esses parceiros de negócio são uma alternativa à criação de um site próprio, que pode demandar a necessidade de serviços de diferentes profissionais, tempo e investimento financeiro, que nem sempre fazem parte da realidade de pessoas autônomas ou que possuem pequenas e médias empresas.

Para criar uma loja virtual sem precisar de uma equipe inteira para desenvolver um site do zero, é possível utilizar as plataformas de e-commerce, que já contam com diversas funcionalidades destinadas a garantir que um produto seja visto pelo público. 

Saiba mais sobre essas ferramentas, quais são as principais disponíveis no mercado e entenda como escolher a melhor para o seu negócio.

O que são plataformas de e-commerce?

As plataformas de e-commerce são sistemas que diversas empresas oferecem para facilitar a criação de lojas virtuais, com recursos para inclusão de produtos em catálogos, gerenciamento de mercadorias e vendas, por exemplo.

Entre as principais vantagens das plataformas de comércio eletrônico, estão:

Praticidade no desenvolvimento de uma loja virtual.
Praticidade no desenvolvimento de uma loja virtual.
Diferentes modelos de página para serem exibidas aos clientes.
Diferentes modelos de página para serem exibidas aos clientes.
Integração com os sistemas de gestão que o negócio já possui.
Integração com os sistemas de gestão que o negócio já possui.
Possibilidade de aceitar diferentes meios de pagamento.
Possibilidade de aceitar diferentes meios de pagamento.
Dispensa a necessidade de contratar programadores para criar um site próprio.
Dispensa a necessidade de contratar programadores para criar um site próprio.

Isso ajuda a alcançar mais pessoas e, com o aumento da clientela, melhorar as vendas. O comércio eletrônico pode ser uma importante fonte de renda para quem trabalha com vendas, afinal o comportamento do consumidor tem se baseado nessa modalidade. Uma pesquisa da empresa Opinion Box indica que:

  • A cada 3 pessoas entrevistadas, 1 compra apenas pela internet;
  • Entre 2019 e 2021, 37% passaram a comprar no e-commerce;
  • A frequência de compra online aumentou 71%, entre 2020 e 2021;
  • 71% das pessoas entrevistadas afirmaram utilizar o celular para comprar online;
  • 49% querem comprar ainda mais pelo comércio eletrônico em 2022.

Quais são as principais plataformas de e-commerce?

Legenda da foto: Quais são as principais plataformas de e-commerce? Créditos: Adobe Stock

Uma plataforma de comércio eletrônico pode ser proprietária, criada pela própria loja virtual, mas essa opção nem sempre é viável para quem está no começo das vendas ou ainda não conta com verba suficiente para contratar profissionais que criarão todo o sistema necessário para operar o negócio.

Outra opção é a chamada open source – código aberto em tradução livre -, que são sistemas que têm aspectos técnicos que podem ser usados e alterados por qualquer pessoa que entenda um pouco de tecnologia e/ou desenvolvimento, já que, ainda assim, também é necessário ter conhecimentos técnicos para a criação da loja.

E entre as opções mais conhecidas, estão as plataformas do tipo SaaS, sigla para Software as a Service, que são programas disponibilizados pela internet por determinadas empresas, para serem utilizados como serviços por qualquer pessoa que deseja vender de forma online. 

Confira a seguir as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado:

Magento

A plataforma Magento, de código aberto, permite uso de recursos como páginas responsivas, temas e modelos de páginas para personalização, gestão de produtos e extensões que podem acrescentar funcionalidades para a loja virtual. 

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma solução de comércio eletrônico que oferece opções de personalização das lojas, integração com empresas de pagamento e envio de pacotes e ferramentas para gerenciar anúncios em redes sociais e aplicativo para gerenciamento da loja. 

Shopify

A plataforma Shopify conta com ferramentas para criação visual de páginas a partir de modelos prontos, integrações com meios de pagamento, páginas responsivas e integração com redes sociais para criação de anúncios, por exemplo. 

Tray

A Tray oferece modelos de sites para lojas virtuais, integração com marketplaces (sites de compra e venda de produtos que reúnem diferentes vendedores), e recursos técnicos para personalização do atendimento ao cliente.

Vtex

A Vtex tem soluções relacionadas a integração de inventário e pagamentos, sistemas de comunicação com pontos de vendas e estoque, acesso a recursos da loja virtual a partir de diferentes locais ou aparelhos, entre outras funcionalidades focadas na experiência do consumidor.

Wix

A Wix é uma empresa que permite criar sites em geral e, também, lojas de comércio eletrônico. O sistema oferece modelos de sites que podem ser personalizados, além de garantir ferramentas focadas em meios de pagamento, construção de logos, entre outras opções.

WooCommerce

O WooCommerce é um sistema de código aberto que pode ser instalado em páginas que foram criadas na ferramenta WordPress, e oferece funções diversas, como acompanhamento de pedidos, cadastro de produtos, integração com WhatsApp, relatórios e outras funcionalidades com base no plano selecionado.

Como escolher uma plataforma de e-commerce?

Legenda da foto: Como escolher uma plataforma de e-commerce? Créditos: Adobe Stock

Para escolher a melhor plataforma de comércio eletrônico para a sua empresa, observe o que a ferramenta oferece em relação a:

Canais de atendimento

Canais de atendimento

Entenda se a plataforma possui suporte e se ele acontece por chat online, telefone, e-mail, abertura de chamados ou outro recurso.
Certificado de segurança

Certificado de segurança

A sua loja virtual precisa estar protegida contra ataques na internet, e existem plataformas que oferecem certificados de segurança.
Personalização da loja

Personalização da loja

Observe os recursos de criação da página, para que dessa forma você possa apresentar sua loja de um jeito impactante e que atraia o olhar do público.
Páginas responsivas

Páginas responsivas

Se a sua loja tem uma página responsiva - que se adequa a diversos formatos de tela -, ela será exibida sem erros para quem utilizar celulares ou tablets na hora de fazer a compra.
Formas de pagamento

Formas de pagamento

Quanto mais opções de pagamento sua loja virtual oferecer, maiores são as possibilidades de fechar vendas.

Depois de entender o que são as plataformas de e-commerce e como essas ferramentas de comércio eletrônico ajudam uma loja virtual, é hora de criar estratégias para impactar o maior número de clientes, e mostrar que o seu produto é o que eles têm buscado. 

Quer levar o seu negócio de ponta a ponta e conectar o Brasil? Vem com a Loggi.

Apiki Wordpress
It's difficult to find examples of lorem ipsum in use before Letraset made it popular as a dummy text in the 1960s, although McClintock says he remembers coming across the lorem ipsum passage in a book of old metal type samples. So far he hasn't relocated where he once saw the passage, but the popularity of Cicero in the 15th century supports the theory that the filler text has been used for centuries
Compartilhar: